top of page
  • Foto do escritorTime Objetivo Azul

Parte 1: Curiosidades sobre a Vida na Suécia

Fala pessoal, meu nome é Victor, eu tenho 21 anos e estou no segundo ano de International Management aqui na Jönköping University.


Fui recrutado pela Objetivo Azul para estudar aqui na Suécia, e hoje faço parte desse time incrível. Decidi fazer esse post um pouco descontraído, baseado na minha vivência aqui.


Listei algumas curiosidades e acredito que vocês vão gostar bastante. A comparação é focada na diferença cultural entre o Brasil e a Suécia, mas inclui também alguns fatos bem curiosos, engraçados, e inimagináveis. Então, bora lá!



Curiosidade 1 – Nós atravessamos a rua sem olhar

Sim! Muito diferente para aqueles que vivem em cidades grandes como Rio de Janeiro e São Paulo – como no meu caso -, aqui você pode atravessar a rua tranquilamente sem ter medo dos veículos. A maioria dos veículos na verdade já diminui a velocidade assim que você ameaça atravessar a rua, mesmo se eles estiverem vindo a uma velocidade razoavelmente alta. E eles só voltam a trafegar normalmente quando você chegar ao outro lado da calçada. O respeito pelo pedestre é imenso!



Curiosidade 2 – Os banheiros públicos podem ser compartilhados (unissex)

É comum encontrar placas como a abaixo em banheiros públicos. Faculdades, restaurantes, arenas: os banheiros são para ambos homens e mulheres. Então é comum uma pessoa do sexo oposto sair do banheiro logo antes de você – o que assusta no início e te coloca em situações como “eu estou no banheiro certo??”. A igualdade de gênero aqui é real!



Curiosidade 3 – As pessoas confiam nas pessoas

Isso pode soar um pouco estranho, mas eu literalmente quis dizer ao pé da letra. Se você entrar em uma loja carregando uma mochila ou sacola, raramente algum funcionário irá pedir para te revistar na saída. Algumas lojas não possuem detectores de metal, e nem seguranças. Outro exemplo são os ônibus. Aqui em Jönköping, os ônibus são em sua maioria biarticulados. Qualquer usuário pode entrar no ônibus pelas portas traseiras, escaneando o cartão do ônibus em um dos aparelhos da parte de trás do ônibus sem o motorista nem checar se o seu cartão é válido. Porém, se há muita confiança, é melhor você não quebrá-la: Se algum usuário for pego utilizando o ônibus sem ter pago a passagem ou sem ter utilizado algum tipo de cartão pré-pago, a multa é de cerca de 450 reais aqui em Jönköping, sendo ainda maior em outras cidades.



Curiosidade 4 – A hierarquia é quase nula

Diferente do Brasil e de outros países, onde o cargo faz diferença na forma em que as pessoas se direcionam, aqui na Suécia o modo mais comum de se direcionar à alguém – sendo o seu professor universitário, um gari, um doutor, ou o prefeito de sua cidade – é simplesmente os chamando pelo seu primeiro nome. Direcionamentos como “doutor”, “senhor”, ou “Vossa Excelência” são inexistentes. No trabalho, obviamente alguns cargos são superiores aos outros, principalmente em situações de decision-making, mas todos têm sua chance de contribuir com a empresa, e todos são tratados igualmente.



Curiosidade 5 – A educação é gratuita (para alguns)

As universidades suecas não têm custo para os cidadãos da Suécia e dos demais países da União Europeia. Os suecos inclusive recebem um auxílio mensal – e não é pouco – para estudar. Após a graduação, o estudante paga o valor do auxílio total de volta para o governo, com um juros mínimo (mínimo mesmo) durante dezenas de anos. Então se você possui uma cidadania europeia, as universidades suecas são uma ótima opção!



Curiosidade 6 – Licença maternidade (e paternidade)

É muito comum ver pais com carrinhos de bebê nas ruas. Pois é, a tarefa de cuidar das crianças pequenas não é “coisa de mulher” aqui na Suécia. Os pais, em conjunto, têm direito a 480 dias à licença remunerada – e a mesma regra vale para casais homoafetivos. São 90 dias para cada um dos pais, e 300 dias para serem divididos entre o casal da forma que acharem melhor. E se você for pego trabalhando durante sua licença paternidade, você é punido... Então se você pensa em ser pai na Suécia, não vai achando que isso será tarefa fácil!



Curiosidade 7 - Amendoins são proibidos em alguns lugares públicos

Pois é. Isso pode parecer engraçado, mas o motivo é longe de ser engraçado. Alergias e intolerâncias à alimentos são bem comuns aqui na Suécia, sendo as mais frequentes, intolerância à lactose e/ou gluten. Porém, a alergia a amendoins é algo sério, e que apesar de um pouco raro, pode ser fatal. A parte mais curiosa dessa alergia, é que os efeitos podem ser causados apenas pela transmissão pelo ar, quando alguém abre um pacote de amendoins em público. Então, sim, um amendoim podem ser fatal aqui na Suécia!


Quais as curiosidades que você mais gostou? Conte para nossa equipe nos comentários. Aproveite e confira também o eBook gratuito que preparamos com 7 passos simples para começar sua carreira internacional na Jönköping University - descubra o que você deve fazer para estudar lá, quais os custos de vida e muito mais!


Em breve, também publicaremos a parte 2 dessa lista de curiosidades com mais fatos divertidos! Fique de olho em nosso blog e nossa página no Facebook para estar por dentro de tudo!

272 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page